Enviado por paula.ramos em sex, 09/23/2016 - 17:09

Nos dias 17 e 18 de setembro, o secretário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural (Condraf), Valdir Correia, participou de visita a assentamentos rurais na região de Piranhas, Penedo e Olho d’Água do Casado, em Alagoas, entre eles os assentamentos Nova Esperança e Olho D´Água do Casado. O objetivo foi avaliar a viabilidade do turismo rural nesses locais como nova atividade econômica para geração de renda aos agricultores familiares.

Participaram também da visita o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas, Alberto Nascimento, e a secretária de Cultura e Turismo de Olho d'Água do Casado, Janaína de Melo.

Segundo o secretário do Condraf, Valdir Correia, a visita foi importante, pois proporcionou um contato direto com os agricultores familiares. "O que mais me marcou foi verificar que eles desconhecem as políticas sociais e de desenvolvimento rural das quais poderiam ser beneficiados. A missão do Condraf é levar as políticas para a ponta, por meio do diálogo com os conselhos estaduais e municipais”, destacou Correia.

Para a secretária de turismo, a região tem um grande potencial turístico e as gravações da novela “Velho Chico” favoreceram a economia local, colocando o nome da cidade em evidência para todo o País. “Isso despertou o interesse de turistas em investirem no município e motivou a gestão municipal a refletir sobre novos projetos”, afirmou Janaína.

Sobre os assentamentos

O assentamento Nova Esperança faz parte do município do Olho d'água do Casado, próximo à cidade turística de Piranhas (AL). Sua principal atividade produtiva é a agricultura familiar. O assentamento Olho d´Água do Casado é conhecido como o Portal dos Cânions, por seu maior atrativo, o cânion do São Francisco. Além disso, possui sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, favorecendo a realização de trilhas ecológicas.